A rádio Tabajara AM (frequência 1110 MHz) transmite desde o dia 5 de janeiro o programa Espaço Animal, produzido pela Comissão de Bem Estar Animal da UFPB, por ONGs e protetores independentes. Ele vai ao ar todas as terças-feiras, sempre às 17h30.
“O objetivo do programa é justamente divulgar a causa animal, para conscientizar, educar e sensibilizar a população sobre a senciência dos animais abandonados e vítimas de violência, ou seja, em relação ao que eles sentem e sofrem a partir do abandono cotidiano”, explica o professor da UFPB e integrante da Comissão de Bem Estar Animal, Francisco José Garcia.
Ele, outros membros da comissão e de entidades de proteção reversam-se na locução do programa, que traz entrevistas com pesquisadores, representantes de ONGs, autoridades ambientais, policiais e sanitárias. O Espaço Animal também é aberto à participação do público por meio dos telefones (83) 99987-2421 e 98853-7604. O programa conta com o patrocínio da clínica Clindonto.
Caso em Bayeux
A Comissão de Bem Estar Animal da UFPB é uma entidade criada dentro da Universidade para tratar a causa animal. No último fim de semana, ela acompanhou um caso que ganhou repercussão na cidade e nas redes sociais: a morte de mais de 20 casos, que foram queimados vivos na cidade de Bayeux, na região metropolitana de João Pessoa.
De acordo com a professora Zélia Bora, integrante da Comissão, o crime aconteceu no sábado, dia 23, no terreno do antigo Hospital São Domingos, um espaço onde a população costuma deixar animais abandonados, principalmente gatos. A Comissão de Bem Estar Animal da UFPB e a ONG Harmonia dos Protetores Independentes dos Animais (Harpia) foram para o local e começaram a tomar as providências legais para a apuração do crime.
Nesta segunda-feira (25/1), a Comissão participará de reunião no Ministério Público Estadual em Bayeux, a partir das 14h. No mesmo horário, será realizada uma manifestação em frente ao Fórum Judicial da cidade, cobrando providências para encontrar os culpados pela morte dos animais.
Fonte: Ascom ADUFPB