A primeira edição de 2019 do projeto Realidade Brasileira e Universidade contará com a presença do professor e cientista político Roberto Amaral, ex-ministro de Ciência e Tecnologia nos anos de 2003 e 2004.
A palestra ocorrerá no dia 21 de fevereiro, no auditório 411 do CCHLA, a partir das 19h, e abordará o tema “Desmonte do Estado Nacional e das Conquistas Sociais. Que fazer?”. Além do palestrante Roberto Amaral, a atividade terá como debatedores os professores Cristiano Bonneau (CCAE) e Fernando Cunha (CCS), respectivamente presidente e vice-presidente da ADUFPB.
Na sexta-feira, dia 22 de fevereiro, o professor Roberto Amaral também participará de uma reunião ampliada com os professores na Sala de Leitura da ADUFPB, localizada no Centro de Vivência do campus I, a partir das 17h. As duas atividades são gratuitas e abertas a toda a comunidade.
Sobre o palestrante
Roberto Amaral tem graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Ceará (1964) e bacharelado em Filosofia pela Faculdade Católica de Filosofiado Ceará (1965). Foi professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, professor titular da Faculdade Hélio Alonso, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, diretor-geral da Binacional Alcântara Cyclone Space e ministro de Estado da Ciência e Tecnologia (2003/2004).
Além disso, é membro do Conselho Deliberativo do BNDES e do Conselho de Administração da Itaipu Binacional. Editor da revista Comunicação&política do Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Estudos Eleitorais e Partidos Políticos, atuando principalmente nos seguintes temas: política, comunicação, Brasil, democracia, ciência, ciência&tecnologia e estratégia.
Fonte: Ascom ADUFPB