O grupo PaVio (Paraíba Violões) promove nesta terça-feira (30/7) o quinto recital este ano do projeto Violadas. A atração desta vez é o professor de violão e guitarra do Departamento de Música da UFPB Anderson Mariano, que apresentará um repertório que inclui músicas renascentista, barroca, MPB, um misto de ragtime, bluegrass e rock progressivo.
O evento acontece na Sala Vladimir Carvalho da Usina Cultural Energisa, em João Pessoa (na Avenida Juarez Távora, 243), a partir das 20h30. Os ingressos custam R$ 5 e R$ 10 (estudante e meia, respectivamente) e podem ser adquiridos antes da apresetação, na própria Usina Cultural. Como acontece sempre nos recitais da PaVio, toda a renda será revertida para o músico convidado com o objetivo de estimular a produção local.
Essa quinta edição do projeto Violadas terá um formato um pouco diferente do habitual. Além do violão tradicional, Anderson Mariano irá se apresentar com o violão folk (americano, encordoado com aço) e com a guitarra elétrica.
Sobre o artista
Natural de Natal (RN), mas residente em João Pessoa desde 2009, onde é professor de guitarra elétrica e violão popular do Departamento de música da UFPB, tendo se formado mestre em musicologia pela mesma instituição. Sua formação prévia ocorreu na UFRN, onde cursou o bacharelado e técnico em música, tendo estudado com os professores Joca Costa, Manoca Barreto e Eugênio Lima.
Além de professor, atua como guitarrista, violonista, produtor musical, arranjador e compositor. Como intérprete, atua frequentemente como free lancer em shows, acompanhando diversos artistas ou apresentando suas próprias composições, indo de shows a restaurantes e bares. Em sua prática acadêmica, também atua ativamente na extensão universitária. Coordenou o projeto “Música em Performance” (2011) e GEPAGE (grupo de estudos e pesquisas aplicadas em guitarra elétrica – 2012), ambos pela UFPB, realizando palestras, workshops, masterclasses e recitais direcionados à área da guitarra elétrica.
Atualmente, é coordenador do projeto de extensão “Guitarra Elétrica: da UFPB para a comunidade”. Também tem atuado como instrumentista, apresentando seu trabalho autoral de música instrumental e canções em shows, além de fazer parte da banda da cantora paraibana Eleonora Falcone. Como professor, leciona nos cursos “Sequencial em Música Popular”, “Bacharelado em Música” e “Licenciatura em Música, todos da UFPB, ministrando aulas de instrumento (guitarra elétrica e violão popular).
Programa desta terça-feira
Robert Johnson (c. 1583 – c. 1634)
Alman
J. S. Bach (1685 – 1750)
Prelúdio da Suíte nº 1 para Violoncelo
Anderson Mariano (1978)
Constelação Instante
Chico Buarque e Cristovão Bastos, Arr. Anderson Mariano
Todo Sentimento
Anderson Mariano (1978)
Meu Presente
Mergulho na Noite
Tom Jobim (1927 – 1994), Arr. Anderson Mariano
Passarim
Anderson Mariano (1978)
Brincando de lego
Bakthi
Steve Howe (1947)
The Clap
Fonte: Ascom ADUFPB