O grupo Quinteto da Paraíba se apresenta na próxima sexta-feira (6/10) com o Duefel, dupla formada pelo paulistano Luiz Bueno e pelo alagoano Fernando Melo que já participou dos maiores festivais de jazz em todo o mundo e é responsável por criar uma nova linguagem para o violão brasileiro.
O show será às 21h na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, em João Pessoa. Ingressos custam R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia/estudante) e podem ser adquiridos nas lojas Furtacor nos shoppings Sul, Mag e Tambiá, ou ainda no local da apresentação, na noite do evento.
No dia anterior ao evento (5 de outubro), o Quinteto e o Duefel fazem um ensaio aberto a partir das 15h, no Terraço Cultural Silvio Frank Allem, localizado na sede da ADUFPB, no Centro de Vivência do campus I, em João Pessoa. A entrada é gratuita. As duas atividades com o Duefel fazem parte do projeto Quinteto Convida, iniciado em outubro de 2016. Músicos como Xangai e Zeca Baleiro já participaram do evento.
Criado há quase três décadas no Departamento de Música do CCTA/UFPB, o Quinteto da Paraíba é hoje um dos mais importantes e renomados grupos de música de câmara do Brasil e trafega com versatilidade entre a música de concerto e a música popular.
A ideia do projeto Quinteto Convida é receber cantores e/ou instrumentistas para dividir o palco, revisitando suas obras ou homenageando outros artistas, como aconteceu nos dias 13 e 14 de janeiro de 2017 onde recebeu o multi-instrumentista Carlos Malta, interpretando Pixinguinha, do maestro Nelson Ayres, 24 e 25 de março, do acordeonista Toninho Ferragutti, 10 de junho.
Cada show é gravado, em áudio pelo SG STUDIO, e vídeo pela TV UFPB e pelo Laboratório de Cinema do CCTA, gerando um conteúdo de rara qualidade, além dos convidados, durante sua permanência em João Pessoa, participarem de encontros com os estudantes de música da UFPB para troca de experiências técnicas e artísticas.
Duefel
A música do DUOFEL é resultado de 39 anos de pesquisas, ensaios e shows diversos. Luiz Bueno, 65 anos, e Fernando Melo, 61 anos, têm em comum o fato de serem autodidatas e de acreditarem com rara obstinação, no sucesso de uma proposta musical.
Treze discos lançados e três DVDs – dez gravados no Brasil, um na Alemanha e outro nos estúdios de Ornette Coleman nos EUA –, vencedores de três prêmios Sharp (melhor arranjo em 1996, melhor solista em 1994 e melhor música instrumental em 93) e outras seis indicações (melhor CD instrumental/1996, duas indicações de melhor música instrumental/1994 e nas categorias melhor disco instrumental e melhor solista Fernando MeIo, melhor solista Luiz Bueno e melhor música instrumental em 93), além de outros prêmios em festivais e revistas especializadas. O Duefel participa ainda de sete compilações lançadas no Brasil, EUA e Europa.
Com uma carreira ímpar são reverenciados por músicos e imprensa especializada com participações nos maiores festivais de jazz em todo o mundo e responsáveis por criar uma nova linguagem para o violão brasileiro. Sua música mescla todas as músicas unindo o erudito e o popular, experimentam diferentes timbres utilizando diversos violões, tais como 12 cordas, seis com cordas de aço, clássico com cordas de nylon, viola de 10 cordas e violão tenor. Sua linguagem passeia por diversas tendências; orquestras sinfônicas, jazz, MPB e POP.
AGENDE-SE
Quinteto Convida, com Duefel
Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira no Espaço Cultural
Data: 6 de outubro
Horário: 21h
Pontos de vendas: Lojas Furtacor nos shoppings Sul, Mag e Tambiá.
Informações: (83) 99861 0031
Fonte: Ascom ADUFPB, com assessoria do evento