O Quinteto da Paraíba retoma nesta sexta-feira (3/7) o projeto “Quinteto Convida”, agora em formato de “live” devido às medidas de distanciamento social contra o novo coronavírus. Assim como já acontecia antes da pandemia, o grupo conta com o apoio da ADUFPB, que participa da organização e transmissão do evento.
Nesta primeira apresentação virtual, o Quinteto convida o músico Xangai, que também foi o parceiro da estreia do projeto em 2016. O evento será transmitido pelo canal da ADUFPB no Youtube (www.youtube.com/ADUFPB), na sexta-feira, a partir das 18h. “O espaço virtual de certa forma substitui o terraço Silvio Frank Allen, na sede do nosso sindicato, na UFPB, onde o grupo realiza os ensaios na véspera das apresentações presenciais”, explica a professora Sandra Luna, diretora Cultural da ADUFPB.
Essa parceria entre o Quinteto da Paraíba e o Sindicato vem ocorrendo desde 2017. Os ensaios que acontecem no terraço cultural da entidade atraem professores, servidores e estudantes e ajudam a divulgar as apresentações realizadas no teatro. Com a pandemia de covid-19 e a impossibilidade de reunir plateias, o projeto estava suspenso.
Agora, o grupo retorna com o novo formato: o “Quinteto Convida em Casa”. “Entendemos a importância de retomar essa parceria que tantos bons frutos rendeu. O cantor Zeca Baleiro, o maestro Spok e a cantora Mônica Salmaso são apenas alguns exemplo de grandes nomes que já participaram desse projeto”, explica o músico Xisto Medeiros, integrante do grupo.
Sobre o Quinteto da Paraíba
Criado em 1989 no Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba, o Quinteto da Paraíba possui uma carreira sublinhada pelo êxito. O grupo é formado por renomados instrumentistas da Paraíba e considerado um dos melhores grupos instrumentais em atuação no país. Foi apresentado pelo selo Kuarup como “uma das melhores surpresas instrumentais do Brasil nos últimos anos. Um quinteto de cordas com técnica de música de câmara e suingue de música popular”.
O projeto “Quinteto Convida” foi criado em 2016. A primeira apresentação ocorreu no mês de outubro, com o cantador Xangai. A ideia do projeto é receber cantores e/ou instrumentistas para dividir o palco com o Quinteto da Paraíba, revisitando suas obras ou homenageando outros artistas. O grupo é formado por Ronedilk Dantas (1º violino), Anderson Carvalho (2º violino), Ulisses Silva (viola), Nilson Galvão (violoncelo) e Xisto Medeiros (contrabaixo)
Sobre Xangai
O músico Xangai nasceu na cidade de Itapebi, na Bahia, como Eugênio Avelino. O contato com a música ocorreu de forma natural, pela influência do pai e do avô, que eram sanfoneiros. Aos 9 anos,quando morava em Vitória da Conquista, conheceu o cantor e compositor Elomar, com quem estabeleceu depois uma rica parceria musical.
O primeiro disco de Xangai data de 1976. “Acontecivento” trazia entre as faixas composições como “Asa Branca”, “Forró de Surubim” e “Esta Mata Serenou”. Ao longo dos anos de carreira, tocou com grandes nomes da música brasileira, como Vital Farias, Geraldo Azevedo e Renato Teixeira, além do companheiro Elomar.
Com o Quinteto da Paraíba, gravou dois discos: “Um Abraço pra Ti Pequenina” (1998) e “Brasileirança” (2002). Xangai já recebeu o prêmio Sharp, em 1998, com a música “Nós é Jeca Mais é Jóia” (Juraildes da Cruz), e, em 2016, ganhou o prêmio de Melhor Cantor Regional, na 27ª Edição do Prêmio da Música Brasileira.
A próxima edição do projeto, que acontece sempre na primeira sexta-feira do mês, será com o músico Toninho Ferragutti, no dia 7 de agosto.
Fonte: Ascom ADUFPB