O Quinteto da Paraíba, grupo criado e residente há quase três décadas no Departamento de Música do CCTA/UFPB, é hoje um dos mais importantes e renomados grupos de música de câmara do Brasil. Trafegando com versatilidade entre a música de concerto e a música popular, o Quinteto da Paraíba iniciou, em outubro de 2016, o projeto “Quinteto Convida”, recebendo o cantador Xangai, nos dias 13 e 14 de outubro, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira do Espaço Cultural.
A ideia do projeto é receber cantores e/ou instrumentistas para dividir o palco, revisitando suas obras ou homenageando outros artistas, como aconteceu nos dias 13 e 14 de janeiro de 2017, quando recebeu o multi-instrumentista Carlos Malta, interpretando Pixinguinha; em 24 e 25 de março, com o maestro Nelson Ayres; em 10 de junho, com o acordeonista Toninho Ferragutti.
No próximo mês de agosto, o projeto “Quinteto Convida” apresentará show com o cantor e compositor Zeca Baleiro, comemorando 20 anos de carreira fonográfica. O evento acontecerá no Teatro Paulo Pontes nos dias 25 e 26 de agosto, sempre às 20h, e contará com o apoio da ADUFPB.
Ainda este ano, o grupo vai receber também a dupla Duofel, em 6 de outubro, e a cantora Mônica Salmaso, em 15 e 16 de dezembro. Cada show é gravado em áudio, pelo SG STUDIO, e em vídeo, pela TV UFPB e pelo Laboratório de Cinema do CCTA, gerando um conteúdo de rara qualidade. Além disso, os convidados, durante sua permanência em João Pessoa, participam de encontros com os estudantes de música da UFPB para troca de experiências técnicas e artísticas.
Sobre o artista
Zeca Baleiro nasceu em 11 de abril de 1966 em São Luís do Maranhão. Seu primeiro disco (“Por Onde Andará Stephen Fry?”) foi lançado em 1997. Desde então, lançou outros nove discos de inéditas, alguns (vários) projetos especiais e oito DVDs. Em 2014 lançou seu primeiro álbum infantil, “Zoró [bichos esquisitos] Vol.1”, que ganhou um aplicativo e saiu em dvd com animações em 2016, mesmo ano em que lançou “Era Domingo”, seu 10º álbum de inéditas. Artista plural, Zeca Baleiro construiu uma carreira sólida, sempre surpreendendo público e crítica a cada trabalho. Com melodias certeiras, arranjos elaborados e poesia em alta voltagem, Baleiro apresenta sua espirituosa visão de mundo em canções originais. Além disso, tem se revelado sagaz intérprete de outros compositores e se envolvido com novas áreas, como o teatro e a literatura. Em 2014, Zeca lançou seu segundo livro, “A Rede Idiota e outros textos”, com artigos publicados na revista IstoÉ e no blog Questões Musicais, da revista Piauí, além de textos publicados em diversos jornais e revistas e outros escritos especialmente para o livro.
Fonte: Assessoria do Quinteto da Paraíba