No dia 15 de setembro, o Projeto Realidade Brasileira e Universidade, da ADUFPB, promove a mesa-redonda “Novo Ensino Médio: um debate urgente!”, com o cientista político Daniel Cara, professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), a professora e deputada estadual Cida Ramos e o professor da rede estadual de educação Felipe Baunilha. O evento acontece no auditório 411 CCHLA, a partir das 9h, sob a mediação da professora Ivete Martins, diretora de Política Educacional e Científica da ADUFPB.
Pesquisador da área, Cara discutirá os desafios da reforma que prometeu “resolver todos os problemas estruturais com um currículo para formar empreendedores, quando deveria preparar os jovens para lidar com uma sociedade injusta, que precisa ser transformada”, como declarou em entrevista dada ao Jornal O Povo, publicada em 7 de maio passado. Para ele, o modelo enfrenta 99,9% de rejeição da comunidade educacional formada pela rede pública, pois interessa apenas a meia dúzia de fundações empresariais do setor.
A reforma, que passou a ser implementada no ano passado, nas escolas públicas e privadas do Brasil, tem sido alvo de críticas de especialistas desde a sua concepção. Essas críticas recaem sobre o aumento das desigualdades e a precarização do ensino em escolas públicas, que abrigam a maioria dos estudantes desta etapa. “O chamado Novo Ensino Médio é só retrocesso”, disse Cida Ramos, também presidente da Comissão da Educação e Cultura da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).
A mesa-redonda contará ainda com a participação do professor Felipe Baunilha. Licenciado em ciências biológicas pela UFPB e mestre em educação pela UFRJ, ele faz parte da direção do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba (SINTEP-PB). Na mediação, a professora do Departamento de Fundamentação da Educação, Ivete Martins, diretora de Política Educacional e Científica da ADUFPB e coordenadora do Grupo Trabalho de Políticas Educacionais da ADUFPB.
O evento é aberto para toda a comunidade, mas, para receber o certificado, é preciso se inscrever pelo Sigaa (link abaixo).
Realidade Brasileira e Universidade — Comunicação política e sindical, impactos da covid-19 entre indígenas, trabalho docente e aposentadoria, inteligência artificial, questões de gênero e sexualidade, desafios do setor cultural e preservação ambiental são alguns dos temas já debatidos em versões anteriores do projeto, criado pelo sindicato em 2016.
AGENDE-SE
Projeto Realidade Brasileira e Universidade
Tema: Novo Ensino Médio: um debate urgente!
Palestrante convidado: Daniel Cara, cientista político e professor Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).
Debatedores: Cida Ramos, professora do Departamento de Serviço Social da UFPB, deputada estadual (PT) e presidente da Comissão da Educação e Cultura da ALPB; e Felipe Baunilha, mestre em educação pela UFRJ e integrante da direção do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba (SINTEP-PB)
Mediadora: Ivete Martins, professora aposentada do Departamento de Fundamentação da Educação, diretora de Política Educacional e Científica da ADUFPB e coordenadora do Grupo Trabalho de Políticas Educacionais da ADUFPB.
Data: sexta-feira, 15/09
Horário: 9h
Local: Auditório 411 do CCHLA, no campus I da UFPB
www.youtube.com/ADUFPB
Inscrições pelo Sigaa (https://sigeventos.ufpb.br/eventos/public/evento/revoganem)
Fonte: Ascom ADUFPB