O duo Alexander-Soares se apresenta neste sábado (18), às 16h, no auditório Gerardo Parente, Campus I; repertório de Liduino Pitombeira, entre outros
O Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Paraíba (PPGM/UFPB) promove, neste sábado (18), às 16h, recital com o Duo Alexander-Soares, dos Estados Unidos. O recital será realizado no Auditório Gerardo Parente, do Departamento de Música da UFPB, e apresentará um programa inteiramente dedicado ao repertório de música brasileira para violino e piano. O recital inclui obras de H. Villa-Lobos (Segunda Sonata-Fantasia), Liduino Pitombeira (Sonatas Nº 2 e 4), Alexandre Levy (Tango Brasileiro) e J. Souza Lima (Capricho Rústico).
Na ocasião, será realizado o lançamento do CD “Music for Violin and Piano by Liduino Pitombeira”, que acaba de ser distribuído pelo selo Centaur Records, dos EUA. O CD inclui as cinco Sonatas para violino e piano do compositor cearense, que leciona no Mestrado em Música da UFPB. Reconhecido como um dos mais importantes compositores brasileiros da atualidade, Liduino Pitombeira tem sua obra interpretada por músicos da Europa e das Américas, como o Quinteto de Sopros da Filarmônica de Berlim e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP). Em março passado, teve sua obra “Brazilian Landscapes No.12” tocada no Carnegie Hall, em Nova York.
O duo Alexander-Soares traz em seu repertório as vertentes da música moderna de seus países de origem. Residente na Nicholls State University, no estado da Louisiana, EUA, o duo foi formado em 2005, e vem se apresentando, desde então, em várias salas de concerto do Brasil, Estados Unidos e Europa, incluindo o Kennedy Center Millennium Stage, em Washington, D.C., a Universidade de Chichester (England), o Landeskonservatorium, na Áustria, além da Sala Cecilia Meireles, no Rio de Janeiro. Seu recente CD, “The Sonatas for Violin and Piano by Liduino Pitombeira”, que acaba de ser lançado pelo selo americano Centaur Records, é o resultado de uma longa colaboração entre o Duo Alexander-Soares e o compositor cearense Liduino Pitombeira.
O violinista norte-americano, James Alexander, segue carreira internacional como professor, solista e camerista. Atualmente, lidera o programa de cordas na Nicholls State University, no qual ensina violino, viola e música de câmara. James iniciou seus estudos em sua cidade natal, Baton Rouge, na Louisiana State University, continuou-os em Nova York, com Ivan Galamian, e, mais tarde, em Londres, com Yfrah Neaman. Recebeu o “Diploma de Recital” (Premier Prix) na Guildhall School of Music, na Inglaterra. Após atuar profissionalmente como músico de orquestra e camerista, Alexander retornou aos Estados Unidos como artista residente, lecionando violino na Louisiana State University, por nove anos. Foi convidado a lecionar no “Simpósio de Quarteto de Cordas” em Ernen, Suíça, onde, todos os anos, continua a se apresentar como professor e violinista. Alexander é diretor da série Pelican State de música de câmera.
Luciana Soares, pianista premiada nos Estados Unidos e no Brasil, apresenta-se frequentemente como solista e camerista em salas de concertos dos dois países. Tendo iniciado seus estudos musicais na escola pianística de Belkiss Spenzieri Carneiro de Mendonça, foi mais tarde aluna de Caio Pagano, na Arizona State University, e de Mary Ann Stringer, na University of Southern Mississippi. Atualmente é professora associada de música na Nicholls State University, EUA. Detentora de um vasto repertório, do barroco ao contemporâneo, Luciana se dedica à música brasileira, apresentando palestras e recitais em universidades, séries de concerto e conferências nos Estados Unidos. Seu CD solo, “Brasileira: Piano Music by Brazilian Women” foi lançado pelo selo Centaur Records. Luciana colabora frequentemente com artistas no sul dos Estados Unidos e já apresentou primeiras audições de várias obras.
Liduino Pitombeira (Brasil, 1962) é professor do Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB. Sua obra tem sido executada pelo Quinteto de Sopros da Filarmônica de Berlim, The Alexander-Soares Duo, Louisiana Sinfonietta, Red Stick Saxophone Quartet, New York University New Music Trio, Orquestra Sinfônica do Recife (Brasil), Poznan Philharmonic Orchestra (Polônia) e Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Tem recebido diversas premiações em concursos de composição no Brasil e nos Estados Unidos, incluindo o 1º prêmio no Concurso Camargo Guarnieri de 1998 e o 1º prêmio no concurso “Sinfonia dos 500 Anos”. Recebeu também o prêmio 2003 MTNA-Shepherd Distinguished Composer of the Year Award por seu trio com piano “Brazilian Landscapes No.1”. Recentemente, mais três obras de sua série Brazilian Landscapes (Nº2, Nº6 e Nº9) foram premiadas nos Estados Unidos. Pitombeira recebeu seu PhD em composição pela Louisiana State University (EUA), onde estudou com Dinos Constantinides. Suas obras são publicadas pela Peters, Bella Musica, Criadores do Brasil (OSESP), Conners, Alry, RioArte e Irmãos Vitale.
Contato pelo telefone (83) 3216-7005.
Fonte: Agência de Notícias da UFPB – Com informações do PPGM