O reitor da UFPB, Rômulo Polari, anunciou segunda-feira (13/8) que vai antecipar de 23 para 20 de agosto a próxima reunião ordinária do Consepe (Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão). A antecipação foi feita a pedido do Comando Local de Greve dos professores, que pretende solicitar ao órgão a suspensão do calendário acadêmico da Universidade.
Em reunião com Polari, os docentes também discutiram a ameaça de corte de ponto da categoria. O reitor disse que vai aguardar a reunião da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), marcada para quarta-feira (15/8) para tratar do tema.
No início do mês de julho, o Ministério do Planejamento encaminhou carta aos gestores do governo federal pedindo que eles informassem o nome dos grevistas a fim de efetuar o corte de ponto. No caso dos professores, isso ainda não aconteceu. A Andifes solicitou ao governo uma discussão mais aprofundada sobre o tema e, até o momento, não cumpriu a determinação.
A greve dos professores da UFPB completa nesta terça-feira 90 dias. Uma nova assembleia está marcada para sexta-feira, dia 17. Na ocasião, os professores vão discutir uma contraproposta que está sendo preparada para ser apresentada ao governo pelo Sindicato Nacional.
Segunda-feira, a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) também deflagrou greve. Nesta terça-feira, quem realiza assembleia são os funcionários do CNPq.