A reitoria da UFPB encaminhou, na tarde de sexta-feira, 19/7, memorando às entidades representativas dos professores, servidores técnico-administrativos e estudantes convocando uma assembleia universitária para a próxima segunda-feira, dia 22, às 15h, no auditório do CCJ. O objetivo da atividade é apresentar o programa Future-se, que cria um fundo de natureza privada, com cotas negociadas na Bolsa de Valores, para financiar as universidades e institutos federais. O projeto foi apresentado na última quarta-feira (17/7) e será colocado em consulta púbica pela internet até 7 de agosto.
A ADUFPB participará da Assembleia Universitária e apresentará as primeiras análise realizadas pela Diretoria Executiva, que se reuniu para avaliar as implicações da proposta. Preliminarmente a Diretoria da ADUFPB já identificou inúmeras questões que expressam enormes retrocessos e considera fundamental que a categoria discuta essa proposta e construa as lutas e resistências necessárias a mais esse ataque às universidades federais.
A primeira questão que deve ser colocada no debate é que os cortes que estão ameaçando o funcionamentos das IFES estão mantidos e a proposta deve aprofundar essa desastrosa tendência. Além disso, o projeto ao invés de expressar ampliação da autonomia universitária, representará exatamente o oposto: vai esvaziar os espaços democráticos e destruir a autonomia das universidades.
Fonte: Ascom ADUFPB