A falta de pagamento do adicional de insalubridade foi tema de reunião da Diretoria Executiva da ADUFPB na manhã desta quinta-feira (17/1). Logo em seguida, o presidente da entidade, professor Cristiano Bonneau, e parte dos diretores dirigiram-se à reitoria para discutir o assunto com o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Francisco Ramalho, o reitor em exercício da UFPB, Aluísio Souto, e o diretor da Divisão de Cadastro e Pagamento da Progep, Fagner Oliveira de Assis.
Eles reafirmaram o teor da nota divulgada pela universidade na tarde da quarta-feira e asseguraram que os valores não pagos serão recompostos na folha seguinte. Segundo Francisco Ramalho, o problema foi ocasionado por uma inconsistência operacional decorrente da implantação do Novo Módulo de Concessão de Adicionais Ocupacionais do SIAPEnet para o SIAPE Saúde.
Fagner Oliveira, da Divisão de Cadastro e Pagamento, explicou que a UFPB conseguiu concluir os procedimentos para a mudança do sistema no mês de novembro, antes mesmo do prazo estabelecido pelo Ministério do Planejamento, que era 31 de dezembro de 2018. Até janeiro, o novo modelo vinha funcionando em paralelo ao antigo. Quando isso parou de acontecer, houve uma sobrecarga de responsabilidade do Ministério do Planejamento, afetando pagamentos não apenas na UFPB, mas também em outras universidades do país.
O presidente da ADUFPB, professor Cristiano Bonneau, agradeceu os esclarecimentos prestados pelos representantes da reitoria e disse que aguarda a recomposição do adicional na próxima folha de pagamento. “É papel do sindicato se manter atento a todas as questões que afetam a categoria. A supressão do adicional por insalubridade pegou todos de surpresa e nos preocupou muito. Que bom que a reitoria esclareceu o problema e assegurou que ele será resolvido”, declarou.
Fonte: Ascom ADUFPB