O Conselho Regional de Psicologia da 13ª Região vem a público manifestar sua preocupação diante da nomeação de Valdiney Veloso Gouveia como Reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), terceiro colocado na consulta acadêmica, por ter obtido apenas 5,35% dos votos válidos.
Esse ato, além de representar um flagrante desrespeito à vontade da maior parte da comunidade acadêmica da UFPB, é um ataque à autonomia universitária, prevista no art. 207 da Constituição Federal.
A intervenção do Presidente Jair Messias Bolsonaro deslegitimou a voz da comunidade acadêmica, desrespeitando estudantes, servidores e professores. Essa atitude interventiva não valida os princípios de um Estado Democrático de Direito, pelo contrário, é a representação de um Estado autoritário, que silencia a democracia e banaliza os instrumentos constitucionais para garanti-la.
O CRP-13, diante desse fato, reitera o seu compromisso com a defesa intransigente da democracia e da autonomia universitária e se solidariza com a comunidade acadêmica da UFPB e com as professoras Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega, vencedoras deste pleito, que obtiveram 48,44% dos votos.