O projeto de reforma da Previdência, aprovado na Câmara dos Deputados no dia 10 de julho, será tema de uma reunião ampliada que a ADUFPB promoverá nesta segunda-feira, 22/7. A atividade ocorrerá na Sala de Leitura da sede da entidade, no Centro de Vivência do campus I, a partir das 19h. Estarão presentes representantes da Diretoria Executiva da ADUFPB, do Conselho de Representantes e dos grupos de trabalho Carreira e Seguridade Social e Aposentadoria do sindicato.
Inicialmente, foi anunciado que a reunião começaria às 15h, mas, devido a uma Assembleia Universitária convocada pela Reitoria da UFPB para o mesmo dia e horário, a Diretoria achou melhor mudar o horário do encontro com os docentes em razão da relevância do tema da Assembleia para a comunidade universitária: “Apresentação do Programa FUTURE-SE, proposto pelo MEC”. A Assembleia Universitária acontecerá no auditório do CCJ, às 15h.
O projeto Future-se apresentado pelo MEC, já vem sendo objeto de análises da Diretoria, que se reuniu para avaliar as implicações da proposta.
Preliminarmente a Diretoria da ADUFPB já identificou inúmeras questões que expressam enormes retrocessos e considera fundamental que a categoria discuta essa proposta e construa as lutas e resistências necessárias a mais esse ataque às universidades federais.
A primeira questão que deve ser colocada no debate é que os cortes que estão ameaçando o funcionamentos das IFES estão mantidos e a proposta deve aprofundar essa desastrosa tendência. Além disso, o projeto ao invés de expressar ampliação da autonomia universitária, representará exatamente o oposto: vai esvaziar os espaços democráticos e destruir a autonomia das universidades.
Por essa razão, decidimos alterar o horário da atividade anteriormente prevista e conclamamos todos para juntos contribuirmos com o debate e, acima de tudo, as resistência à mais esse ataque.
Fonte: Ascom ADUFPB