O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), o Reuni e os problemas da Escola de Educação Básica da UFPB (antiga creche-escola) foram os principais temas discutidos durante a primeira reunião do Grupo de Trabalho de Política Educacional da ADUFPB na gestão 2013/2015, realizada na última quinta-feira (5/9), na sede do sindicato, em João Pessoa. No encontro, ficou definido que as reuniões ordinárias do GT serão realizadas quinzenalmente, sempre nas quintas-feiras, às 9h. Haverá, ainda, seminários semestrais.
O Grupo de Trabalho deliberou também pela participação de seus integrantes na reunião com pais de alunos e professores que ocorrerá no próximo dia 20, na Escola de Educação Básica, para tratar da crise em que vive instituição por causa da falta de profissionais e do grande número de temporários.
Alguns pais já, inclusive, procuraram a ADUFPB preocupados com o fato de que o contrato dos professores temporários deve se encerrar agora no mês de setembro. Para tratar do mesmo assunto, também será realizada uma reunião com o diretor do Centro de Educação da UFPB.
Outras deliberações do GT Política Educacional foram: estudo do Caderno II (4ª edição) – proposta do ANDES-SN para a Universidade Brasileira, a ser apresentado na próxima reunião – e comentário do Caderno 25 que trata da reforma universitária e os impactos do lançamento do Plano de Desenvolvimento da Educação.
Na reunião também foram apresentados informes sobre a mobilização e paralisação dos servidores no dia 30 de agosto, com adesão da ADUFPB, e o incentivo para os colegas continuarem na luta em defesa de seus direitos. Também foram apresentados detalhes sobre realização do III Seminário Estado e Educação do ANDES-SN no período de 13 a 15 de setembro de 2013 em Viçosa-MG, com o objetivo de aprofundar o debate das políticas públicas para a educação e o papel social das Universidades e a situação dos Colégios de aplicação.
Fonte: Ascom ADUFPB