No campus I, em João Pessoa, a assembleia acontecerá na quarta-feira (2 de dezembro) a partir das 9h, no auditório 211 do CCSA
Começa nesta terça-feira (1º de dezembro) a rodada de assembleias da ADUFPB. Os debates devem girar em torno da proposta do Ministério do Planejamento de reestruturação da carreira docente. A primeira assembleia acontece amanhã, dia 1º, nos campi de Bananeira (a partir das 9h) e de Areia (após as 15h). Na quarta-feira (2), será a vez do campus I, em João Pessoa, onde a reunião acontece no auditório 211 do CCSA, a partir das 9h. Por último, na quinta-feira, a assembleia acontecerá, também a partir das 9h, no campus Litoral Norte.
Na última quarta-feira (25), o Conselho de Representantes da ADUFPB reuniu-se para discutir os pontos da proposta do governo de mudança da carreira docente. Participaram do debate 25 conselheiros. Agora, eles devem elaborar um documento com sugestões de melhoria do projeto para apresentar ao ANDES (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior) a fim de colaborar com o trabalho do Sindicato Nacional, que está preparando uma contraproposta para entregar ao Ministério do Planejamento.
De acordo com o presidente da ADUFPB, Jaldes Reis de Meneses, está programada para os dias 8 ou 9 de dezembro uma nova reunião do Ministério do representantes do ANDES e do Proifes com o objetivo de debater a questão da carreira docente. “Há uma grande expectativa com essa reunião, se o Ministério vai apresentar o projeto de lei ou não. Mas as linhas gerais da proposta já estão bem claras”, explica Jaldes.
Definições do ANDES
O ANDES já possui definição sobre alguns pontos da proposta de reestruturação da carreira docente. O setor das Universidades Federais do Sindicato aprovou, no início de novembro, uma proposta na qual todos os novos ingressantes entrarão, indistintamente, na classe de Professor Auxiliar I, diferenciando apenas os incentivos de titulação para doutores, mestres e graduados. Vale ressaltar que esta estrutura de carreira passaria a valer apenas para os novos ingressantes.
Também foi firmada uma posição contra a efetivação de uma nova classe no topo de carreira (o professor Sênior), estando, no entanto, aberta a discussões sobre o piso da carreira.
Rodada de Assembleias
Datas e locais
1/11 (terça-feira) – Bananeira (9h) e Areia (15h)
2/11 (quarta-feira) – João Pessoa (9h) – Auditório 211 do CCSA
3/11 (quinta-feira) – Litoral Norte (9h)