Os festejos juninos, tão populares na região Nordeste, foram celebrados com música, dança e comidas típicas nos quatro campi da UFPB em eventos realizados pela ADUFPB nas cidades de João Pessoa, Areia, Bananeiras e Mamanguape. Mas como o momento político exige conscientização e mobilização de toda a categoria, a entidade optou por, também no momento de confraternização, lembrar as principais bandeiras de luta que unem os trabalhadores brasileiros em torno da defesa de seus direitos.
A proposta deu o formato de toda a decoração da festa de São João da ADUFPB realizado no campus de João Pessoa. Palavras de ordem e imagens que fazem referência aos ataques aos trabalhadores estavam por vários locais, com destaque para as bandeiras coloridas que enfeitavam todo o salão. Aos professores e seus familiares, elas lembravam: “diga não à reforma da Previdência, “nenhum direito a menos”, “ADUFPB em defesa do trabalhador”, “contra a terceirização do trabalho”, “diga não à reforma trabalhista”.
A festa, que aconteceu na noite de 9 de junho, na Associação dos Servidores do IFPB, localizada no bairro do Bessa, ofereceu um grande buffet de comidas típicas, além de barraquinhas onde os professores podiam se servir de churrasquinho, cachorro quente e outros lanches. O forró ficou por conta de um trio pé de serra e da banda de Júnior Limeira.
Responsável pela organização do evento, a professora Hélida Valério, tesoureira da ADUFPB, avalia que o sucesso da festa foi consequência de várias escolhas acertadas, a começar pelo local, que representou tudo o que a entidade estava projetando: um grande arraial.
“O buffet de qualidade e a colocação das diversas barracas, cada uma oferecendo comidas típicas da culinária junina, fizeram com que o professor circulasse, tirando-o de sua mesa, levando-o a se confraternizar com o colega, enquanto provava canjica, churrasco, pamonha, milho assado”, declarou.
Segundo ela, a decoração foi um “sucesso à parte”. “Desde a entrada, com um acolhimento belíssimo, mostrando tudo que temos de belo nessa época, até as bandeirinhas padronizadas. Tudo foi uma bela surpresa”, afirmou a professora Hélida.
Ela explica, ainda, que a ideia das bandeiras padronizadas surgiu pela necessidade que a ADUFPB tinha de alertar a categoria sobre as lutas contra o desmonte dos direitos dos trabalhadores. “Afinal, precisamos aproveitar nossa cultura, brincar nosso São João, nos divertir, porém sem esquecer os sérios problemas políticos que estamos enfrentando e as ameaças de perder direitos adquiridos”.
Para a professora Hélida Valério, esse foi o ponto forte do sucesso da festa da ADUFPB. “Só escutei elogios e a Diretoria fica muito feliz por ter alcançado o objetivo da festa: muito forró e conscientização política”.
Veja algumas imagens da festa em João Pessoa:
Pelo interior
As secretarias adjuntas da ADUFPB nos campi de interior também organizaram eventos para comemorar os festejos juninos. A primeira delas ocorreu no Litoral Norte (Mamanguape e Litoral Norte), no dia 2 de junho. O evento ocorreu à noite, no prédio da subsecretaria, localizado na cidade de Mamanguape, a partir das 20h, com sorteio de brindes, muita comida típica e forró, sob o comando de um trio pé de serra e do Quarteto Nordestino.
No campus de Bananeiras, a festa de São João foi realizada pela manhã, no dia 13 de junho. Os professores foram recepcionados no prédio da subsecretaria com um grande café da manhã com muitas comidas típicas e um churrasco. A música ficou por conta da banda Curió, que toca ritmos regionais e forró pé de serra.
Os festejos juninos da ADUFPB foram encerrados no dia 14 de junho, com uma grande festa na sede social da subsecretaria do campus de Areia. O “arrasta pé” começou às 20h e contou com a animação de um trio de forró pé de serra. Além disso, os convidados foram recebidos com um delicioso buffet de comidas típicas.
Fotos da festa em Bananeiras:
Fonte: Ascom ADUFPB