Os professores que se inscreveram no Sede de Leitura 2014 já podem pegar os convites do evento para serem distribuídos com amigos e familiares. Este ano, o projeto fará o lançamento de 13 publicações, entre livros e revistas, de autoria dos docentes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Os convites estão sendo entregues na recepção da sede da ADUFPB, localizada no Centro de Vivência do campus I, em João Pessoa, das 8h às 17h. Cada publicação inscrita dá direito a 20 senhas para a festa, que será realizada no dia 12 de setembro, na sede sociocultural do Sindicato, na rua Gilvan Muribeca, nº 88, bairro do Cabo Branco (ao lado do Jangada Clube). Vale lembrar que o evento é aberto a todos os professores sindicalizados e que os convites são destinados aos autores para que esses possam divulgar o lançamento com familiares e amigos.
O Sede de Leitura tem o objetivo de proporcionar aos docentes que possuem livros recém editados a oportunidade de apresentar seus trabalhos aos colegas e convidados da festa e de divulgar suas obras para a comunidade acadêmica e para o público em geral.
Durante o evento deste ano, a ADUFPB vai apresentar 20ª edição da Revista Conceitos, publicação editada pelo Sindicato com o objetivo de divulgar a produção acadêmica dos docentes. Além disso, serão conhecidos os vencedores do 3º Concurso de Fotografia da ADUFPB e exibidas, em projeção digital, as imagens inscritas nos três concursos promovidos pelo Sindicato.
A festa terá coquetel e uma atração musical, além da exibição de slides com as fotos que concorreram às edições 2012 e 2013 do Concurso Cultural de Fotografia da ADUFPB. Todos os autores de livros terão a oportunidade de relatar uma breve sinopse de suas obras.
AGENDE-SE
Sede de Leitura 2014
Data: 12 de setembro, sexta-feira
Horário: 20h
Local: Sede sociocultural da ADUFPB, na rua Gilvan Muribeca, nº 88, bairro do Cabo Branco (ao lado do Jangada Clube)
Conheça as obras inscritas no Sede de Leitura 2014
Título: Série Biopoesia: De olho nos bichos e nas letras (O João-de-Barro, O Traçado e a Traça, As cores da Borboleta e A cor da Felicidade)
Autora: Socorro Vieira
Departamento: Biologia Molecular (DBM)
Centro: Ciências Exatas e da Natureza (CCEN)
Área: Literatura infantil
Sinopse: A série conta histórias engraçadas sobre animais. A criança tem a oportunidade de participar de forma lúdica da história, definindo cada animal, conhecendo a biologia, a família e o habitat, enfrentando labirintos, pintando e ajudando na construção de objetos, correlacionando e integrando conhecimentos. A obra busca promover o conhecimento interativo interdisciplinar para as crianças.
Título: Educação Infantil – Uma Política Necessária
Autora: Evanice dos Santos Silva
Departamento: DFE
Centro: Educação (CE)
Área: Técnico-científico
Sinopse: O livro reúne textos, relatos de experiência e resultado de pesquisas que foram apresentados no XIII Congresso de Educação Infantil coordenado pela autora, em junho de 1999. A diversidade dos textos leva o leitor a pensar na Educação da criança com outra visão da realidade, fazendo surgir a esperança de uma sociedade mais justa e humanizada.
Título: Terra Distante
Autor: João de Lima
Departamento: Comunicação
Centro: Comunicação, Turismo e Artes (CCTA)
Área: Artes
Sinopse: A partir do filme “Aruanda”, de Linduarte Noronha, o autor estabelece comparativo com as obras de Bunnuel, Eduardo Coutinho, Manfredo Caldas e Vladimir Carvalho, relacionando-o com a problemática da terra no cinema.
Título: Revista Cartema: números 1 e 2
Autor: Coletânea (inscrição no Sede de Leitura feita por Robson Xavier da Costa e Lívia Marques Carvalho)
Departamento: Artes Visuais
Centro: CCTA / Programa de Pós Graduação em Artes Visuais / UFPB / UFPE
Área: Técnico-científico
Sinopse: Artigos de pesquisadores do PPGAV UFPB/UFPE (professores e alunos da UFPB e da UFPE)
Título: Encontros e Conexões em Artes Visuais
Autoras: Madalena Zaccara e Maria Betânia e Silva (organizadoras; inscrição no Sede de Leitura feita por Robson Xavier da Costa e Lívia Marques Carvalho)
Departamento: Artes Visuais
Centro: CCTA / Programa de Pós Graduação em Artes Visuais UFPB/UFPE
Área: Técnico-científico
Sinopse: Trata-se de um projeto acadêmico que reúne pesquisadores das universidades federais de Pernambuco e da Paraíba e de outras instituições. A publicação objetiva reunir sínteses ou capítulos das teses e das dissertações dos alunos e professores do Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais UFPE/UFPB, de suas linhas de pesquisa “História, Teoria e Processos de Criação” e “Ensino das Artes Visuais no Brasil”. Os egressos do PPGAV escrevem justamente com seus orientadores enquanto os professores trazem reflexões sobre suas próprias teses e pesquisas desenvolvidas.
Título: Mitologia da mata ao Sertão
Autor: José Maria Tavares de Andrade
Departamento: DCS
Centro: Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHLA)
Área: Técnico-científico
Sinopse: O livro parte de um achado: as “histórias de santos”. Elas contam a vida, a morte e “canonização” de santas e santos da religiosidade popular. As narrativas deste gênero não são apenas lendas folclóricas, estórias, mas a História como podia e devia ser elaborada pela memória coletiva-literatura oral. Os camponeses nordestinos como os povos autóctones, não chamam “mitos” suas narrativas exemplares, etiológicas, das origens das coisas. Segundo nossa hipótese, essas narrativas elaboram uma explicação mitológica e elucidam o sentido de práticas mágico-religiosas não institucionalizadas. Os ritos de origem externa provocaram no interior de horizontes culturais brasileiros um tipo de explicação possível sobre sua razão de ser. Além de “canonizarem” os santos, suas histórias projetam uma cosmovisão própria do campo da religiosidade. O modelo de sofrimento católico suscita a explicação dos padecimentos, especificamente vividos pelo corpo humano, em corpos sociais. A cultura popular brasileira, bastarda, trabalhando elementos medievais já sincréticos, sofria e resistia à escravidão, ao genocídio, a castigos e sofrimentos de toda ordem espelhados na paixão de Cristo.
Título: Educação e visualidade: A imagem como objeto do conhecimento
Autor: Erenildo João Carlos (organizador)
Departamento: DFE (Departamento de Fundamentos da Educação)
Centro: Centro de Educação (CE)
Área: Técnico-científico
Sinopse: Cada um dos inscritos da coletânea atual enfoca a seu modo a questão da educação e da visualidade e discute a imagem como objeto do conhecimento.
Título: Em trânsito e maratona
Autor: Francisco de Assis Cunha Metri (Chicão de Bodocongó)
Departamento: Unidade Acadêmica de Arte e Mídia
Centro: Centro de Humanidades (CH) da UFCG
Área: Poesia
Sinopse: O autor apresenta uma nova forma de cordel, tanto na métrica como na ausência de rima convencional. O conteúdo é urbano, diferente do cordel convencional. Na primeira poesia, temos uma reflexão de um transeunte no momento em que ele desloca-se do trabalho para casa após o expediente. A segunda poesia, “Maratona”, é uma analogia à vida competitiva. A terceira poesia é um elogio, uma exaltação ao trem.
Título: Paraíba
Autor: Giovanni Seabra
Departamento: Geociências
Centro: Centro de Ciências Exatas e Naturais (CCEN)
Área: Técnico-científico
Sinopse: Obra destinada ao ensino e à pesquisa sobre o Estado da Paraíba, que compreende o diagnóstico físico-biótico e socioeconômico em nível regional e microrregional. Contém os aspectos históricos, geofísicos, políticos e culturais da Paraíba.
Título: Marxismos na contemporaneidade: Tópicos de política, economia e direito
Autores: Jaldes Reis de Meneses e Rubens Pinto Lyra (organizadores)
Departamento: História
Centro: Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHLA)
Área: Técnico-científico
Sinopse: Coletânea formada por nove artigos que buscam uma revisão do pensamento de Karl Marx sob o olhar moderno, analisam criticamente a sociedade atual e apontam perspectivas para o futuro. Eles abordam temas relacionados às áreas da teoria política, do direito e da economia, tomando como referencial para análise as diferentes tradições marxistas.
Título: Dicionário de investigação do cotidiano – Vozes no papel: cartografia de ideias no jornalismo impresso – Volume II
Autor: Wellington Pereira (organizado)
Departamento: Comunicação
Centro: Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA)
Área: Técnico-científico
Sinopse: O segundo volume do Dicionário de Investigação do Cotidiano nos jornais paraibanos trata das fissuras entre a forma como se diz e as conexões que estas estabelecem ou não como o medium jornal, o que os autores dos verbetes realizaram com perícia estética e sentido crítico ao tratar da forma como as ideias são adquiridas a partir de narrativas jornalísticas.
Título: Cunha de Leiradella: Um autor sob duas bandeiras
Autores: Sônia Maria van Dijck Lima e José Pereira de Oliveira (organizadores)
Departamento: Letras Clássicas e Vernáculas
Centro: Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHLA)
Área: Técnico-científico
Sinopse: Estudos críticos e biográficos acerca do escritor luso-brasileiro Cunha de Leiradella.
Fonte: Ascom ADUFPB