A programação da Semana Mulheres em Resistência, organizada pela ADUFPB, termina nesta quinta-feira (11) com um ato virtual, a partir das 19h. Participam da atividade representantes de movimentos de mulheres e pesquisadoras, que irão falar sobre o tema “Mulheres, educação e trabalho digno”, definido em plenária pelas lideranças da Jornada 8 de Março na Paraíba.
“É preciso aprofundar o debate sobre a questão da educação. Muitas vezes existe a tendência de se criar uma dicotomia muito simplista entre aula presencial e aula remota. Mas as coisas não são bem assim. Entre as escolhas possíveis, há a ameaça real e mortal da covid-19. Então essa é uma questão que precisa ser debatida com muito cuidado”, afirma a diretora Cultura da ADUFPB, Sandra Luna.
Ela acrescenta: “Nós conseguimos montar uma mesa de especialistas. Na mediação está a professora Rita Porto, diretora de Políticas Educacionais da ADUFPB. Temos também Rama Dantas [política e professora da rede municipal de João Pessoa], que vai falar sobre a educação básica. Temos uma representante do Levante Popular da Juventude, que irá falar pela população estudantil, o que pensam neste momento, diante da cobrança por retorno das atividades presenciais. E, ainda, temos Samanta Guedes, que tem trabalhado a temática da covid como uma doença do trabalho e nós não temos dúvida de que essa discussão é fundamental neste momento”, conclui.
AGENDE-SE
Semana Mulheres em Resistência
11 de março (quinta-feira)
Horário: Das 19 às 21h
ATO VIRTUAL
“Mulheres, educação e trabalho digno”
Debatedoras:
– Rama Dantas – Professora da Educação Básica. Representante do Coletivo Educadores em Luta, um grupo de professores da rede pública municipal de Joâo Pessoa que luta por melhores condições de trabalho. Militante do MML – Movimento de Mulheres em Luta.
– Sam Lima – Secretária de Gênero e Diversidade Sexual do DCE – UFCG e Levante Popular da Juventude
– Samantha Guedes – Executiva Nacional do MML (Movimento Mulheres em Luta), coordenadora Capital SEPE-RJ
Mediadora:
– Profª Drª Rita Porto – Professora do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da UFPB e diretora de Políticas Educacionais e Científicas da ADUFPB)
Co-mediadora:
– Marina Blank – Feminista, idealizadora e diretora do Projeto Liberdade Igualdade Sororidade LIS (@projeto.lis), doutoranda em Sociologia (PPGS/ UFPB) , pesquisadora das áreas de Gênero e Cultura Pop. Mestra em Antropologia (PPGA/ UFPB). Cientista Social (FFLCH/ USP), pós-graduanda em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global (PUCRS)