A Universidade Federal da Paraíba sedia a partir da próxima sexta-feira (6) a nona edição do Seminário da Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde. O evento se propõe a discutir a crise do sistema capitalista, suas particularidades na atual conjuntura do país, os desdobramentos das políticas neoliberais sobre a seguridade social e a necessidade da construção de um projeto de sociedade que atenda aos interesses da classe trabalhadora.
Organizado pela Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde, o seminário terá três dias de duração e contará com palestras, minicursos e apresentação de trabalhos, além da participação de pesquisadores de várias partes do Brasil. O tema será “A classe em si e classe para si: Os desafios para a classe trabalhadora diante do desmonte da Seguridade Social”.
No primeiro dia (6/12), o evento começa às 9h, com recepção e credenciamento em frente ao auditório do CCHLA, no campus I da UFPB. Das 9h30 às 12h30, haverá uma série de minicursos. O período da tarde será de apresentação de trabalhos. E, à noite, a partir das 19h, ocorrerá a mesa de abertura do Seminário, com o tema “Organização, resistência e luta da classe trabalhadora frente aos ataques do capital e ascensão da direita no Brasil e no Mundo”.
Os palestrantes serão o professor do Curso de História e do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Gilberto Calil, e o professor da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rodrigo Castelo.
No sábado, dia 7, o evento terá início às 7h30, com um café da manhã. A partir das 8h30, no auditório do CCHLA, haverá a mesa “O desmonte da seguridade social e suas implicações para a classe trabalhadora”, com palestras da professora do Departamento de Serviço Social e da Pós-graduação em Política Social da Universidade de Brasília, Maria Lúcia Lopes da Silva, da representante da Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde, Maria Inês Bravo, e da representante do Conselho Federal de Serviço Social, Elaine Pelaez, que também integra a Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde.
Já no domingo, dia 8, último dia do evento, será realizada a Plenária Final, com início às 9h. Pela manhã, a atividade vai até meio dia, quando ocorrerá uma parada para almoço. Os debates serão retomados às 14h e seguem até as 16h.
Veja abaixo a programação completa:
6 de dezembro de 2019 (sexta-feira)
MANHÃ
– 09h às 17h – Recepção e credenciamento
Local: em frente ao Auditório do CCHLA da UFPB
– 09h30 às 12h30 – minicursos
-
Reforma Sanitária Brasileira e Estratégia Democrático-Popular – Facilitador: André Dantas (EPSJV).
-
A Atualidade de Rosa Luxemburgo – Facilitador: Luciano Mendonça (UFCG/Fórum Paraibano em Defesa do SUS e Contra a Privatização).
-
O Estado brasileiro e a Constituição Cidadã: Direitos Reconhecidos ou Negados? Facilitadoras: Samara Jamile Mendes e Dalila Freitas (Coletivo Formação é Política APSP).
-
Leituras de Marx e as políticas de saúde – Facilitadora: Maria de Fátima Siliansky Andreazzi (UFRJ – Fórum de Saúde do RJ).
-
O avanço do capital sobre a Atenção Primária de Saúde no Brasil: orientações do Banco Mundial para os países periféricos – Facilitadores: Victor Dourado Vilela, Júlia Amorim Santos (Fórum Campinas) e Mariana Nogueira ( EPSJV).
-
Economia política do SUS: perspectivas e desafios de seu financiamento – Facilitador: Geraldo Medeiros Júnior e Ana Maria Vicente da Silva (UEPB – Auditoria da Dívida Pública).
Local: no momento do credenciamento será informado.
TARDE
– 12:30 às 14:00 – Almoço
– 14:00 às 17:00 – Apresentação dos trabalhos
Local: será informado no credenciamento
– 17:00 às 18:30 – Jantar
NOITE
– 19:00 às 19:30 – Mesa de Abertura: Saudações de Entidades e Movimentos Sociais
Local: Auditório do CCHLA
– 19:30 às 21:30h – Mesa: Organização, resistência e luta da classe trabalhadora frente aos ataques do capital e ascensão da direita no Brasil e no Mundo
Palestrantes:
– Gilberto Calil – Professor do Curso de História e do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
– Rodrigo Castelo – Professor da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
———————————–
7 de dezembro de 2019 (sábado)
MANHÃ
– 7h30 às 8h30 – Café da Manhã
– 8h30 às 11h30 – Mesa: O desmonte da seguridade social e suas implicações para a classe trabalhadora
Palestrantes:
– Lúcia Lopes – Maria Lúcia Lopes da Silva – Professora do Departamento de Serviço Social e da Pós-graduação em Política Social da Universidade de Brasília.
– Maria Inês Bravo – Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde
– Elaine Pelaez – Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde e do Conselho Federal de Serviço Social.
Local: Auditório do CCHLA
– 11h30 às 12h30 – Reunião entre Fóruns por Regional
Local: Auditório do CCHLA
TARDE
– 12h30 – 14h – Almoço
– 14h – 16h – Reunião dos Grupos Disparadores
Local: será informado no credenciamento
– 16h – 18h – Reunião do Colegiado da Frente
NOITE
– 18h – 19h – Jantar
19h – 20h30 – Sistematização das relatorias
Local: Auditório do CCHLA
– 21h – Atividade Cultural
———————————–
8 de dezembro de 2019 (Domingo)
MANHÃ
– 8h às 9h – Café da Manhã
– 9h às 12h – Plenária Final
TARDE
Fonte: Ascom ADUFPB