Os profissionais da base do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) decidiram suspender a greve a partir desta quinta-feira (10). A decisão foi tomada na 125ª Plenária na entidade, realizada no último sábado (5). A categoria permanecerá em estado de greve e seguirá em negociações com o governo.
De acordo com o Sindicato, o debate de suspensão já havia sido remetido aos trabalhadores da Rede Federal na última Plenária, pautado especialmente na avaliação da conjuntura e na correlação de forças do movimento nacional.
A Plenária que aprovou o fim da greve, entre outros encaminhamentos, contou com a participação de 18 Seções Sindicais, 24 delegados (as) e 13 observadores(as).
Ações antissindicais
Na plenária também foram debatidas as denúncias de arbitrariedades, ataques, assédios e perseguições durante a greve por parte de diversas reitorias e gestões. Com destaque para os reitoresque constam como requerentes na ação de judicialização da greve. As Seções repudiaram as posturas recorrentes de ataques ao direito de greve da categoria.
* Com edição do ANDES-SN
Fonte: CSP-Conlutas