O Fórum Nacional das Entidades dos Servidores Públicos Federais se reuniu na última sexta-feira (11) e aprovou os próximos passos da luta da campanha salarial dos servidores. A principal atividade será uma marcha em Brasília no dia 7 de maio, com concentração às 9h na Catedral. No mesmo dia, à tarde, será realizada uma Plenária Nacional dos SPF com local ainda a definir. As entidades ligadas à Educação Federal também preparam atividades específicas para esse período.
A atividade integra o calendário de mobilização aprovado na última reunião do Setor das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) do ANDES – SN – confira abaixo.
Servidores mobilizados
Diversos segmentos do funcionalismo realizaram paralisações e atividades de mobilização nas últimas semanas, e prometem outras ações para todo o mês de abril. No dia 7, representantes de várias categorias se reuniram no centro do Rio de Janeiro para o Ato Nacional em Defesa da Saúde. No dia 8, várias categorias fizeram manifestações nos estados para marcar a luta dos SPF.
No dia 10, o ANDES-SN se reuniu com representantes da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC) para discutir a reestruturação da carreira docente. No mesmo dia, diversas universidades paralisaram as atividades e realizaram atividades junto à comunidade em vigília à reunião. Ainda na quinta (10), servidores do judiciário federal de São Paulo, Alagoas e Maranhão também paralisaram as atividades.
Nos Institutos Federais de Educação (IFE) em todo o país, professores e técnicos administrativos organizados pelo Sinasefe realizam assembleias para deliberar sobre o movimento paredista marcado para ter início o dia 21 deste mês.
Em greve há quase um mês, os técnicos administrativos da Fasubra fortalecem a Campanha Salarial. A paralisação cresce a cada dia e conta com adesão de quase 90% dos servidores. Como parte das atividades que integram o Fórum, a categoria irá levar caravanas à Brasília nos dias 6 e 7 de maio.
Agenda de atividades do Setor das Ifes
– Durante todo o mês de abril – Jornada de visitas promovidas pelas seções sindicais aos Campi e as unidades das IFE para discutir a pauta/mobilização, buscando articulação com os técnico-administrativos e os estudantes.
– Entre os dias 31 de março e 9 de abril – Rodada de Assembleias Gerais, incluindo na pauta paralisação das atividades dos docentes no dia 10 de abril, greve nacional dos docentes das IFE e intensificação da mobilização na categoria.
– Entre os dias 31 de março e 9 de abril – Constituir Comissões Locais de Mobilização (debatendo pauta local e nacional, greve, Ebserh, Funpresp, entre outros).
– Entre 1 e 25 de abril – Enviar as pautas locais atualizadas para a secretaria do ANDES-SN.
– Dia 2 de abril – Audiência no MEC sobre Hospital da Unirio/Ebserh. Representação de entidades nacionais e locais.
– Dia 7 de abril – Ato Pelo Dia Mundial da Saúde convocado pelo Fórum de Saúde do Rio de Janeiro – Campanha 2014 dos docentes das IFE / Defesa da autonomia universitária e contra a Ebserh com representação de entidades nacionais e das seções sindicais – concentração às 16h no Largo da Carioca, Rio de Janeiro.
– Dia 8 de abril – Ato nos Estados da Campanha dos SPF.
– Dia 10 de abril – Paralisação nacional dos docentes das IFE.
– Dia 10 de abril – Audiência do ANDES-SN com a SESU/MEC.
– Dia 10 de abril – Reunião ANDES-SN/Fasubra/Sinasefe.
– Dia 11 de abril – Reunião do Fórum Nacional das Entidades dos SPF.
– Entre os dias 11 e 25 de abril – Rodada de Assembleias Gerais, incluindo na pauta a deliberação da greve nacional dos docentes das IFE 2014, com indicação de período e da relação com a greve das demais categorias.
– Entre 22 a 25 de abril – Convocar a CNM.
– Dias 26 e 27 de abril – Reunião do Setor das Ifes, em Brasília, incluindo na pauta a deliberação da greve nacional dos docentes das IFE 2014, com indicação de período e da relação com a greve das demais categorias.
– Dia 1 maio – Dia do Trabalhador com atos nos Estados.
– Dia 7 de maio – Marcha a Brasília dos SPF.
– Dia 15 de maio – Dia Nacional de Luta contra as remoções da Copa.
*Com informações da CSP-Conlutas