O gabinete da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação entrou em contato com o ANDES-SN e solicitou agendamento de reunião para sexta-feira (22), às 14h. A pauta da reunião não foi definida.
O contato acontece dias após o Setor das Instituições Federais de Ensino (Ifes) ter deliberado, após consulta às assembleias das seções sindicais, por deflagração de greve no dia 28 de maio. A decisão do Setor das Ifes está sendo avaliada nas assembleias locais, que acontecem durante esta semana, nas diversas seções sindicais do ANDES-SN das instituições federais de ensino, para confirmação da greve na base.
De acordo com Marinalva Oliveira, vice-presidente do ANDES-SN, desde maio de 2014 que o Sindicato Nacional está solicitando o retorno das reuniões com a Sesu/MEC, suspensas em abril do ano passado. “Agora, finalmente, eles deram retorno. A expectativa é que tenhamos resposta às nossas reivindicações e que os representantes do MEC mostrem disposição em reabrir o processo negocial”, conta.
Marinalva avalia ainda que a pressão da mobilização para deflagrar a greve impulsionou a iniciativa da Sesu/MEC em marcar a reunião. “Isso mostra que, para prosseguirmos e avançarmos em qualquer processo, é necessário intensificar a mobilização na base”, ressalta.