A sétima arte fará morada em João Pessoa, a partir desta quinta-feira (30), com a abertura da 18ª edição do Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro. O evento, que se estenderá até o dia 6 de dezembro, terá mostras, lançamentos de livros, debates e homenagens, entre outros (veja a programação completa aqui). A abertura será às 19h30, na Sala 9 do Cinépolis, no Manaíra Shopping.
Criado em 2005, pelo professor Lúcio Vilar (UFPB), também jornalista e produtor cultural, o festival conta, desde o início, com o apoio da ADUFPB. “A parceria com o Fest Aruanda é uma ação importante para o fomento e a valorização da cultura cinematográfica na Paraíba. Temos orgulhos de fazer parte dessa iniciativa”, disse o presidente do sindicato, professor Cristiano Bonneau.
Realizado anualmente na Rede Cinépolis (Manaíra Shopping), o Fest Aruanda visa premiar os melhores profissionais do audiovisual em filmes de curta e longa-metragem (regional e nacional), em diferentes categorias, sempre com a marca do ineditismo.
Mostras competitivas de curtas e longas-metragens (nacional e nordestino), mostras internacionais de filmes da Universidade Lusófona e da União Europeia, retrospectivas e sessões especiais (Cine Aruandinha, Escola Pública, Caleidoscópio Universitário e Produção Independente) fazem parte da programação geral do evento, que se tornou uma referência relevante no circuito de festivais brasileiros.
Realizado pela produtora Bolandeir@rte&Films, o festival tem a chancela da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e o patrocínio máster do Grupo Energisa e da Cagepa, além de copatrocínio da PBGás, Armazém Paraíba e Banco do Nordeste do Brasil (BNB).
AGENDE-SE
Abertura do 18º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro
Quinta-feira (30/11)
- 18h30 – Lançamento dos livros “Os sonhos não envelhecem: histórias do Clube da Esquina”, de Márcio Borges; e “De tudo se faz canção: 50 anos de Clube da Esquina”, organizado por Márcio Borges e Chris Fuscaldo. Com a presença do autor.
Local: Foyer da sala VIP, Cinépolis – Manaíra Shopping.
- 19h30 – Abertura Oficial, com homenagem a Antônia Carneiro dos Santos e Erico Paulino Carneiro, atores do filme “Aruanda” (1960), de Linduarte Noronha
- 20h30 – Filmes de abertura:
Curta: “Aruanda”, de Linduarte Noronha
Longa-metragem: “Nada Será Como Antes – A Música do Clube da Esquina”, de Ana Rieper
Fonte: Ascom ADUFPB