Renata Maffezoli

reunião - setor das ifes - 20 de agostoRespeitando o método democrático do movimento docente organizado no ANDES-SN, os representantes de 31 seções sindicais das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) do ANDES-SN deliberaram por convocar rodada urgente de assembleias gerais para avaliar a proposta apresentada pelo governo federal na noite de sexta-feira (19).

A decisão foi tomada durante a reunião do Setor das Ifes, que aconteceu no sábado (20), para discutir o resultado das últimas reuniões com o Ministério do Planejamento (MP) e da rodada de assembleias gerais realizadas, nas universidades federais, entre os dias 15 e 19 de agosto.

Após extenso debate, os professores do Setor, reunidos na sede do ANDES-SN em Brasília, concluíram que não tinham condições de apontar um posicionamento da categoria, uma vez que novos elementos foram colocados à mesa, sem tempo para devida análise. Eles consideraram que é necessário manter a prática na qual o Sindicato Nacional sempre se pautou e tomar decisões a partir do debate fundamentado na base e de sua expressão por deliberações nas plenárias.

A rodada de assembleias gerais, entre os dias 22 e 24 de agosto, foi convocada para que os resultados possam ser avaliados na próxima reunião do Setor das Ifes, marcada para quinta-feira (25), às 8 horas. Neste mesmo dia, às 14h30, representantes do ANDES-SN se reúnem com o MP para apresentar a resposta dos docentes ao proposto pelo governo federal.

Na UFPB

Na última quinta-feira, dia 18, os docentes da Universidade Federal da Paraíba já haviam aprovado indicativo de greve para o próximo dia 25. No dia anterior, 24, quarta-feira, será realizada uma paralisação geral dos professores da instituição como forma de mobilização. A efetiva realização ou não da greve será votada em nova assembleia, também no dia 25, às 9h, no auditório da Reitoria da UFPB, em João Pessoa.

Fonte: ANDES-SN