Depois de uma série de eventos realizados em 2009, a Orquestra Sinfônica Juvenil da Universidade Federal da Paraíba começa a definir o calendário de atividades em 2010. A agenda de concertos deste ano terá início em março. Trata-se do projeto de extensão desenvolvido pelo Departamento de Música (Demús), com o objetivo de oferecer aos alunos uma prática de orquestra, estimulando nesse público iniciante o gosto e o prazer pelo instrumento musical escolhido.
Hoje a Orquestra Sinfônica Juvenil da UFPB é formada por cerca de 40 músicos, na faixa etária dos 14 aos 22 anos. Para ingressar na orquestra o candidato precisa ser aluno extensionista da UFPB. Vale ressaltar que os alunos da graduação estão tendo a oportunidade de prática de orquestra, que serve de laboratório para uma disciplina do curso de Música.
A direção da Orquestra Sinfônica Juvenil da UFPB é composta pelos professores Luceni Caetano da Silva (coordenadora), Geraldo Dias da Rocha (regente) e Pedro Pinto (colaborador e preparador das cordas). Ainda fazem parte da equipe cinco voluntários extensionistas e dois bolsistas do Programa de Bolsas de Extensão (Probex).
Entre outras atividades, os músicos egressos da Sinfônica Juvenil da UFPB têm a possibilidade de compor a Orquestra Sinfônica Jovem, a Sinfônica do Estado, a Orquestra da Prefeitura, a Banda do Exército, a Banda da Prefeitura Municipal de João Pessoa, orquestras de outros Estados e até mesmo do exterior. Por essa razão, a Sinfônica Juvenil tem cumprido o papel de ser uma orquestra escolar, nortear os caminhos dos alunos para uma profissionalização, além de incentivá-los a ingressar no Bacharelado em Música da UFPB.
A orquestra
Criada em 1979, pela professora Norma Romano, foi denominada Orquestra Infanto-Juvenil da UFPB devido à abrangência da faixa etária na época da criação. Ao longo da sua história já passou pela nomenclatura de Infantil, Infanto-Juvenil e agora é denominada como Orquestra Sinfônica Juvenil.
A professora Luceni Caetano assumiu a coordenação da Orquestra Sinfônica Juvenil da UFPB em 1998. Em 2000, com 64 alunos, alcançou o topo de maior orquestra de alunos de extensão que o Departamento de Música já havia formado, tanto em número de integrantes quanto em número de instrumentos que compõem uma orquestra profissional.
O mesmo grupo permaneceu até o ano de 2003, período que contribuiu não apenas para seu crescimento musical, mas também para criar laços fortes de amizades entre os integrantes. A partir de 2004, no entanto, foi necessário iniciar um novo processo para a formação de uma nova orquestra, pois a geração que havia integrado a grande orquestra anterior seguia os caminhos naturais da música, em virtude do visível crescimento tanto na faixa etária como no talento musical,.
Outras informações pelo telefone (83) 3216.7123, no Departamento de Música da UFPB.
Fonte: Agência de Notícias UFPB