O sociólogo e professor da Universidade da Califórnia, Robert Allen, vai estar na UFPB no próximo dia 24 de novembro (terça-feira), ministrando a palestra “Os Estados Unidos de Barack Obama: classe e a questão racial”. O evento é uma promoção da ADUFPB e dos programas de pós-graduação em História (PPGH), em Letras (PPGL) e em Sociologia (PPGS). A palestra será realizada no auditório 411 do Centro de Ciências Humanas Letras e Artes (CCHLA), a partir das 9h.
Robert L. Allen é professor adjunto do Departamento de Estudos Afro-Americanos e do Departameto de Estudos Étnicos da Universidade da Califórnia, Berkeley. Ele é Doutor em Sociologia pela Universidade da Califórnia em São Francisco. Antes de trabalhar na Universidade da Califórnia, foi professor da San Jose State University e Mills College. É, ainda, autor e co-editor de oito livros, muitos artigos e resenhas. Além da carreira acadêmica, o professor Robert L. Allen é membro dirigente do sindicato dos professores (American Feration of Teachers AFL-Cio) desde 1965.
Seus livros incluem os seguintes títulos: Black Awakening in Capitalist America, Reluctant Reformers: The Impact of Racism on Social Movement in the U.S.; The Port Chicago Mutiny; and Brotherman: The Odyssey of Black Men in America. Seus livros mais recentes são: Strong in the Struggle (the life of labor leader Lee Brown), and Honoring Sergeant Carter: A Family’s Journey to Uncover the Truth About an American Hero.
Atualmente encontra-se realizando uma pesquisa sobre a vida e a obra do líder sindical C.L. Dellums, da Brotherhood of Sleeping Car Porters. Além de atuar em ensino e pesquisa, Robert Allen é editor (com Robert Chrisman) do periódico: The Black Scholar . Suas áras de interesse acadêmico incluem: Movimentos Sociais, Estudos sobre o trabalho e Estudos sobre Raça e Gênero. Robert Allen tem recebido muitas honras acadêmicas de instituições norte-americanas, entre elas: a bolsa Guggenheim Fellowship e o prêmio norte-americano do livro com o co-editor Herb Boyd pelo livro: Brotherman.