Foi realizada na última quinta-feira (29/7) a terceira conferência temática da Conepe 2021 (Conferência Estadual Popular de Educação da Paraíba), organizada pelo Fórum Estadual de Educação da Paraíba (FEEPB). Segundo a professora Rita Porto, diretora de Diretora de Política Educacional e Científica da ADUFPB (entidade que integra o FEEPB e é parceira na organização da conferência),esse é um evento preparatório para a Conape 2022 (Conferência Nacional Popular de Educação), que acontecerá de 10 a 12 de junho do próximo ano, na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte.
O tema da terceira conferência temática foi “Educação e Diversidade: Justiça Social, Inclusão e Direitos Humanos” e a transmissão ocorreu pelo canal da ADUFPB no Youtube. As palestras foram ministradas pelas professoras doutoras Maria do Socorro Silva, da UFCG e da Rede de Educação do Semiárido Brasileiro (RESAB), Adelaide Alves Dias, da UFPB e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), e pelo professor mestre Olímpio de Moraes Rocha, do Conselho Estadual de Direitos Humanos da Paraíba (CEDH/PB). Na mediação do evento estava a professora Giselda Freire Diniz, coordenadora-geral do FEEPB.
Sobre a Conape
A Conferência Nacional Popular de Educação (Conape) é coordenada pelo Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), uma articulação de mais de 40 entidades nacionais do campo educacional e dos movimentos sociais em defesa da educação, constituindo em diálogo permanente com fóruns pelos estados.
O documento base da Conferência é “Reconstruir o País: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as/es”. O lema é “Educação pública e popular se constrói com democracia e participação social: nenhum direito a menos e em defesa do legado de Paulo Freire”.