O Momento Arte e Cultura desta semana traz o diretor e roteirista Torquato Joel, um dos grandes nomes do cinema paraibano, com trabalho reconhecido nacionalmente. No vídeo de aproximadamente dois minutos, ele destaca os projetos que vem desenvolvendo na UFPB desde 2006 com o objetivo de incentivar a interiorização do cinema.
Nascido na cidade de Sousa, no Sertão do Estado, Joel formou-se em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal da Paraíba. Estudou cinema no Atelier de Cinema Direto da UFPB e na Association Varan, em Paris, onde iniciou uma produção de cinema através do Super 8, com filmes como Imagens do Declínio (1982) e Seca (1982). Trabalhou em diversos curtas como roteirista, assistente de direção e consultor de direção.
Em 1998, realizou seu primeiro curta em 35mm: O verme na alma. Posteriormente, realizou outros curtas: Passadouro (1999), Transubstancial (2003), Gravidade (2006), Aqui (2007), Estes (2009), Moído(2015), entre outros filmes. Alguns destes filmes obtiveram premiação em importantes festivais brasileiros, como Brasília, Gramado, Festival Internacional de Curtas de São Paulo, além da participação em festivais no exterior como Huesca e Rotterdam.
Sobre o projeto da ADUFPB
O Momento Arte e Cultura, projeto idealizado pela ADUFPB, visa homenagear nomes das artes e reconhecer o valor da produção artística local. Por meio de vídeos curtos, lançados nas redes sociais sempre às sextas-feiras, o sindicato leva ao público apresentações, relatos e reflexões de artistas das mais diversas áreas, como teatro, cinema, música, literatura, artes plásticas e dança.
Assista ao Momento Arte e Cultura com Torquato Joel:
Fonte: Ascom ADUFPB