A ADUFPB participará dos protestos que serão realizados na Região Metropolitana de João Pessoa nesta sexta-feira (29/5), no Dia Nacional de Paralisação e Manifestações. De acordo com Agamenon Travassos Sarinho, presidente municipal do PCdoB e membro da comissão organizadora das atividades, às 8h, sindicatos e movimentos sociais reúnem-se no Porto de Cabedelo, onde haverá um café da manhã e um ato público contra medidas políticas que prejudicam o trabalhador, principalmente o PLC 30/2015 (antigo PL 4330/2004), que regulamenta a terceirização de mão de obra no país.
Aprovado da Câmara dos Deputados, o PLC 30/2015 agora tramita no Senado Federal. Segundo Agamenon Sarinho, o Porto de Cabedelo foi escolhido como local da primeira atividade do Dia Nacional de Paralisação porque os portuários são uma das categorias mais atingidas pelo projeto, caso ele seja sancionado. “Haverá atos semelhantes nesta sexta-feira em todas as cidades do país que têm portos”, explica o dirigente.
Outra atividade será realizada no Centro de João Pessoa e contará com a participação das centrais sindicais CUT, CTB, CSP-Conlutas e Nova Central Sindical, além de entidades como MST, Levante Popular da Juventude, Plebiscito Constituinte, outros movimentos sociais e sindicatos de diversas categorias de trabalhadores.
A concentração será às 9h, no Parque Solon de Lucena, em frente à Esplanada. Às 10h30, os manifestantes vão seguir em passeata por diversas ruas do Centro em direção à Praça dos Três Poderes com cartazes, faixas e falas contra a precarização do trabalho e em defesa da democracia, dos direitos trabalhistas e da Reforma Política.
O movimento conta com a adesão dos professores e servidores da UFPB, que iniciaram greve nesta quinta-feira (28). A participação da ADUFPB foi aprovada na última rodada de assembleias, realizada nos dias 26 e 27 de maio – quando também foi votada greve por tempo indeterminado na instituição. Além disso, Já está confirmada a participação de trabalhadores de Campina Grande, que virão em caravana para João Pessoa.
Fonte: Ascom ADUFPB