Água, Terra, Fogo e Ar são os pilares de sustentação do V Congresso Nacional de Educação Ambiental e VII Encontro Nordestino de Biogeografia. Os eventos estão apoiados no tema geral Os quatro elementos da natureza na sustentabilidade dos biomas brasileiros e serão celebrados simultaneamente em João Pessoa, Paraíba, no período de 9 a 12 de outubro de 2017.
O V CNEA e VII ENBio são uma realização da Universidade Federal da Paraíba, possibilitando aos participantes desenvolver reflexões e apresentar proposições para conter a exploração desmesurada dos bens naturais, visando o equilíbrio da natureza e a equidade social.
As atividades programadas incluem conferências, palestras, mostra de vídeos, grupos de trabalhos, cursos especiais e publicações dos artigos com ISBN.
Os quatro elementos da natureza fazem parte e sustentam a vida no Planeta desde a sua origem. A água mantém e revigora a vida, garantindo aos seres crescimento, regeneração, reprodução e perpetuação das espécies. A terra é o lastro da geodiversidade e suporte da biosfera, abrangendo as terras continentais e insulares, o solo, o subsolo e o fundo dos mares. O fogo é a fonte de energia criadora da Terra, do Sol, das estrelas e de tudo o que existe no Universo; é responsável pela germinação das plantas e o suprimento alimentar do mundo animal. O ar oxigena o espaço vital renovando os lugares e perpetuando a biodiversidade.
Distintas civilizações e grupos sociais cultuam os quatro elementos como base de equilíbrio do ser. O elemento Água está associado à bioquímica, ás emoções e os sentimentos; o elemento Terra oferece ao corpo a matéria composta de substâncias minerais; o elemento Fogo governa a energia, a intuição e o poder; o elemento Ar é condutor das energias sutis que elevam o ser humano à esfera espiritual.
Todavia, as intervenções humanas no meio ecológico criam disfunções nos quatro elementos, gerando instabilidade ambiental, provocando mudanças climáticas, acentuando os desastres naturais, afetando o ciclo hidrológico e pondo em risco a biodiversidade e o próprio homem.
Fonte: Assessoria do evento