Entre esta sexta-feira (3) e o próximo domingo (5), o violoncelista Felipe Avellar Aquino realizará apresentações do concerto “Um violoncelo pela paz” em três templos do Centro Histórico de João Pessoa, com entrada franca. A estreia acontecerá no Centro Cultural São Francisco, a partir das 19h desta sexta.
Segundo o músico, que é professor do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o concerto constará de uma seleção de obras baseadas na música popular de três países distintos: Espanha, Brasil e Hungria. “Apesar de origens culturais distintas, é possível ouvir uma convergência expressiva de gestos musicais que sublinham e enfatizam o sentido de fraternidade entre povos e nações. Se observarmos pelo lado das expressões mais puras, aquelas que advêm do folclore de cada cultura, chegamos à conclusão de que somos um só povo”, diz ele.
A próxima apresentação será no sábado (4), na Basílica de Nossa Senhora das Neves, às 17h. No domingo (5), no mesmo horário, encerra-se a série de concertos, no Mosteiro de São Bento. “O processo de paz pode começar com um simples gesto, como um violoncelista tocando sozinho. Temos que fazer esse trabalho diário de construção do diálogo e do processo de paz. Aí está a importância desse evento num momento tão conturbado, com tanta violência e tantas guerras em diferentes partes do globo”, pontua.
O evento é fruto de uma parceria entre a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), o Programa de Pós-Graduação em Música (PPGM) da UFPB, o Centro Cultural São Francisco e a Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves.
Currículo – Felipe Avellar de Aquino tem formação musical no Brasil, onde fez graduação em música (UFPB), e nos Estados Unidos, país em que realizou o seu mestrado (Louisiana State University) e o seu doutorado (Eastman School of Music, University of Rochester). Com intensa atividade como solista recitalista, tocou sob a regência de vários maestros de renome. Foi membro do Quarteto Cord’Art, no Brasil, e do Artesan String Quaret, nos EUA.
Atualmente, é professor associado do Departamento de Música da UFPB, onde leciona violoncelo e música de câmara. Também nessa instituição, é um dos diretores do prestigiado Festival Internacional de Música de Câmara da UFPB, evento anual que já conta com seis edições.