A ADUFPB – Sindicato dos Docentes da UFPB completa hoje, dia 25 de outubro, 41 anos de luta na defesa dos direitos dos trabalhadores, das liberdades democráticas e da educação pública.
Ao longo destes anos o sindicato tem promovido inúmeras atividades, sempre objetivando a garantia dos direitos e a defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade. Trata-se de uma luta sem trégua. Mais do que nunca, a ADUFPB se faz necessária na luta pelos direitos e conquistas da categoria. A força motriz da nossa entidade vem exatamente da resistência e da luta em defesa das Universidades Públicas com qualidade do Ensino, Pesquisa e Extensão e não há força antagônica que possa nos desviar desse caminho!
Na atual conjuntura, a educação e os(as) professores(as) são tratados(as) como principais inimigos(as). Somos um dos principais vetores de mudança da sociedade e temos o compromisso de contribuir com o desenvolvimento econômico, social, político e cultural do país. Se pretendem nos calar, gritaremos. Se querem nos caçar, lutaremos!
E hoje é dia de lembrar, mesmo sob ameaças e ataques, que somos fortes e que uma das formas de homenagear todas as gerações de professores e professoras que constroem a ADUFPB é festejar e relembrar o que já vivemos até aqui. Nesses 41 anos, estivemos contra a ditadura civil, militar e empresarial, iniciada com o Golpe de 1964, e não desistimos. Ao contrário, fomos forjados na luta pela redemocratização e na resistência em defesa da educação.
Resistimos às tentativas de desmonte das universidades durante o período FHC e atualmente enfrentaremos as ameaças do governo Bolsonaro, que pretende privatizar as universidades públicas vis-à-vis as propostas que dão corpo ao programa Future-se. Enquanto tentarem nos dividir e nos vencer, promovendo políticas de destruição da educação pública, nós, a ADUFPB, estaremos de pé e à frente da defesa da UFPB.
Quem tem sindicato nunca está só!
Diretoria Executiva ADUFPB