Reportagem publicada nesta sexta-feira (7/5) no site do jornal O Globo denuncia que a verba disponível em 2021 para investimentos e manutenção das universidades federais caiu ao patamar de 2004, e algumas instituições, como UFRJ e Unifesp, já falam em interrupção das atividades a partir de julho.
A matéria se baseia em dados do Painel do Orçamento Federal e revela que, para este ano, estão disponíveis R$ 2,5 bilhões para 69 universidades e 1,3 milhão de estudantes. Segundo o jornal, esse valor é praticamente o mesmo do orçamento (corrigido pela inflação) de 17 anos atrás, quando havia 51 instituições e apenas 574 mil alunos, menos da metade da quantidade atual.
Segundo a reportagem, “com um orçamento muito baixo, alunos mais pobres perdem a ajuda que os garante nas universidades, pesquisas são interrompidas e, agora que as universidades estão no limite, contas de água, de luz e de limpeza podem não ser pagas”.
O Ministério da Educação foi procurado pelo jornal O Globo, mas não respondeu aos questionamentos da reportagem.
Leia o texto completo no site do Globo (https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/com-dobro-de-alunos-universidades-federais-tem-mesma-verba-de-2004-podem-parar-em-julho-25006888). A reportagem é exclusiva para assinantes.
Fonte: Jornal O Globo, com edição da Ascom ADUFPB