Como forma de multiplicar em diferentes mídias o posicionamento do ANDES-SN sobre a greve realizada este ano pelos docentes das Instituições Federais de Ensino (IFE), o Sindicato Nacional disponibilizou na página da entidade um vídeo com uma avaliação sobre o movimento grevista.

Na sua fala, a presidente do Sindicato, Marinalva Oliveira, mostra as razões que levaram a categoria à paralisação e aponta perspectivas para o movimento docente. “A desvalorização do trabalho do professor das Instituições Federais de Ensino faz parte de um projeto do governo federal para desmontar a educação de qualidade e a nossa greve foi uma reação a essa política”, explica.

“Esta foi uma greve conceitual, pois quando reivindicamos melhores condições de trabalho, estávamos reivindicando uma educação de qualidade, baseada no tripé ensino, pesquisa e extensão, daí porque tivemos um forte apoio da sociedade”, argumenta.

A avaliação de Marinalva Oliveira é de que o Sindicato e a categoria saíram fortalecidos do movimento grevista, que pode se repetir caso os docentes avaliem nesse sentido. Veja o vídeo aqui.

Fonte: ANDES-SN